quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Introdução

- Blog produzido como avaliação parcial da III unidade, na disciplina Lingua Portuguesa, sobre a orientação da professora Irana Costa, do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, Camaçarí - BA, 1º Ano, turma 24, turno Matutino, ano 2009. Neste trabalho, a qual nos foi proposto e apresentado, procuramos analisar pesquisando sobre o classicismo do qual buscamos aprimorar e aprender nossos conhecimentos sobre o seus acontecimentos do período clássico .

Apresentação do Classicismo

Em Arte, o Classicismo refere-se, geralmente à valorização da Antiguidade Clássica como padrão por excelência do sentido estético, que os classicistas pretendem imitar. A arte classicista procura a pureza formal, o equilíbrio, o rigor - ou, segundo a nomenclatura proposta por Friedrich Nietzsche: pretende ser mais apolínea que dionisíaca.

Alguns historiadores de arte, entre eles Giulio Carlo Argan, alegam que na História da arte concorrem duas grandes forças, constantes e antagônicas: uma delas é o espírito clássico, a outra, o romântico.

As duas grandes manifestações classicistas da Idade Moderna européia são o Renascimento e o Neoclassicismo.

Contexto historico /fatos historicos

- O Renascimento surgido na Itália , no século XV , espalhou-se por toda a Europa já no século seguinte . Isso aconteceu em virtude da rapidez da divulgação cultural , a partir da invenção da Imprensa . O trabalho de recuperação e tradução dos textos antigos , desenvolvido pelos humanistas , contribuiu para a substituição gradativa do ensino religioso pelo ensino laico nas universidades . A cultura deixou de ser exclusividade dos membros da Igreja , atingindo camadas mais amplas da burguesia emergente , que a encarava como um meio de destaque social , substituidor dos títulos de nobreza e do sangue aristocrático que ela não possuía . As descobertas científicas recentes voltavam a privilegiar o racionalismo , indicando uma tendência antropocêntrica que ressaltava ainda mais a distância em que o mundo se encontrava da era medieval .

- Em Portugal , o Quinhentismo ( Classicismo ) teve início em 1527 , quando do retorno do poeta Sá de Miranda de Itália , onde viverá vários anos para estudos . Na bagagem , trazia novas técnicas versificatórias , o "dolce stil nuovo ". Além de introduzir no país o decassílabo ( medida nova ) em oposição à redondilha medieval ( 5 ou 7 sílabas ) , que passou a ser chamada de medida velha , trouxe uma nova conceituação artística . Devemos entender , portanto , que Sá de Miranda não trouxe para Portugal apenas um verso de medida diferente , mas um gosto poético mais refinado .

- Os acontecimentos marcantes da história portuguesa do século XVI ( a liberdade predominante durante a dinastia de Avis , as grande navegações ) , contribuíram para o considerável desenvolvimento cultural do país . a obra de Gil Vicente já era um exemplo disso , mas ao longo do século a tendência se acentuou ainda mais . São marcas dessa consolidação : a estruturação de usos da língua portuguesa ; o surgimento ou a reafirmação de autores de produção regular ( como João de Barros , Damião de Góis , Fernão Mendes Pinto nos estudos históricos ; Sá de Miranda , Antônio Ferreira e Luís de Camões no terreno da literatura ) ; o incremento na literatura de autores estrangeiros consagrados ( como Francisco Petrarca , Dante Alighieri e Giovanni Boccaccio ) .

Caracteristicas Literárias

• Imitação dos autores clássicos gregos e romanos da antiguidade:
Homero, Virgílio, Ovídio, etc...

Uso da mitologia:
Os deuses e as musas, inspiradoras dos clássicos gregos e latinos a parecem também nos clássicos renascentistas: Os Lusíadas:(Vênus) = a deusa do amor; Marte( o deus da guerra), protegem os portugueses em suas conquistas marítimas.

Predomínio da razão sobre os sentimentos:
A linguagem clássica não é subjetiva nem impregnada de sentimentalismos e de figuras, porque procura coar, através da razão, todas os dados fornecidos pela natureza e, desta forma expressou verdades universais.

Uso de uma linguagem sóbria, simples, sem excesso de figuras literárias.

Idealismo:
O classicismo aborda o homem ideal, liberto de suas necessidades diárias, comuns. Os personagens centrais das epopéias (grandes poemas sobre grandes feitos e heróicos) nos são apresentados como seres superiores, verdadeiros semi-deuses, sem defeitos. Ex.: Vasco da Gama em os Lusíadas: é um ser dotados de virtudes extraordinárias, incapaz de cometer qualquer erro.

Amor Platônico:
Os poetas clássicos revivem a idéia de Platão de que o amor deve ser sublime, elevado, espiritual, puro, não-físico.

Busca da universalidade e impessoalidade:
A obra clássica torna-se a expressão de verdades universais, eternas e despreza o particular, o individual, aquilo que é relativo.

Principais autores/ poetas com as bibliografias e caracteristicas literarias


Os principais autores : Sá de Miranda , Vás de Camões , João de Barros , Bernardes Ribeiro , Antonio Ferreira , Diogo Bernardes , Damiãos de Góis , Fernão Mendes , Fernão Cardim .

Poetas com a bibliografia , exemplos :

Sá de Miranda : rancisco de Sá de Miranda (1481-1558) nasceu em Coimbra, doutorou-se em Direito na Universidade de Lisboa e frequentou a Corte até 1521, data em que partiu para Itália. Regressou a Portugal em 1526, depois de um convívio com escritores e artistas italianos que iriam influenciá-lo grandemente. Fruto dessa viagem, trouxe para Portugal uma nova estética, introduzindo o soneto, a canção, a sextina, as composições em tercetos e em oitavas e os versos de dez sílabas. Faleceu em Amares, no Minho, na quinta para onde se retirara por não se ter adaptado à vida da Corte.

Vás de Camões : Luís Vaz de Camões terá nascido em Lisboa por volta de 1524, de uma família do Norte (Chaves). Viveu algum tempo em Coimbra onde terá frequentado aulas de Humanidades no Mosteiro de Santa Cruz onde tinha um tio padre. Regressou a Lisboa, levando aí uma vida de boémia. Em 1553, depois de ter sido preso devido a uma rixa, parte para a Índia. Fixou-se na cidade de Goa onde terá escrito grande parte da sua obra. Regressa a Portugal em 1569, pobre e doente, conseguindo publicar Os Lusíadas em 1572 graças à influência de alguns amigos junto do rei D. Sebastião. Faleceu em Lisboa no dia 10 de Junho de 1580. É considerado o maior poeta português, situando-se a sua obra entre o Classicismo e o Maneirismo.


Exemplos de textos com análise e/ ou interpretação

Classicismo - A Luíz Vaz de Camões

Ao grandioso sonetista de Portugal

As obras classicista são poemas
Os quais mostram o amor num sentimento
Inteligível como um pensamento
Cujas diversidades há em temas ;

Canta o poeta em versos seus dilemas
Dos quais tem ele em seu entendimento
De que nunca haverá um bom momento
Visto que Amor em sí estão os problemas;

No Classicismo há o ideal do amor
No qual se almeja a alma da mulher amada,
Casta igual à mais casta e pura flor;

Não obstante a Mulher tão almejada
Pelo poeta - este àquela vê se for -
Nunca poderá ser pra ele alcançada .

(Bruno Fagundes Valine)
Poeta Lendário

Critica do Grupo

• Por fim , chegamos a seguinte conclusão altamente relevante pelos resultados que apresentam . O grupo não se comportou de maneira responsável , sendo que o blog ficou responsável pela aluna Thiala Cabral . As outras componentes do grupo : Paloma Laís , Camila Carvalho , Valdileide Silva , Paloma Silva e Leudiane Santos , não mostraram tal compromisso responsável sobre o trabalho em geral .

• E a critica que podemos abordar sobre o assunto é que , durante o século XIV, a Europa começava a se preparar para uma grande transformação política, econômica e cultural que teve seu auge ou apogeu nos séculos XV e XVI chamado de Classicismo , passa a ser reconhecido não só como "Renascimento" mas , onde o homem começa a se redescobrir, mudar de valores e ter uma nova visão do mundo.